Quando escrever, vale a pena distribuir a estrutura do texto antes de começar. A estrutura é o esqueleto do seu texto: ajudará o leitor a captar a mensagem central do seu artigo. E isso aumenta a legibilidade do texto SEO do seu artigo. Este post oferece dicas práticas para ajudar você a configurar uma estrutura de texto clara e agradável.
Como configurar sua estrutura para melhorar a Legibilidade do Texto SEO
Pense antes de começar a escrever. Pegue uma caneta e papel e anote o que você quer escrever. Isso poderia incluir um pouco de pesquisa de palavras-chave, mas o ideal é que você já tenha feito isso. Em seguida, configure uma estrutura de texto e mantenha-a à mão ao escrever o seu texto. Uma maneira de configurar uma estrutura para a legibilidade do texto SEO é seguir estas três etapas:
Etapa 1: crie uma lista de tópicos
Depois de ter reunido todas as informações que você deseja usar em seu post, página ou artigo, você pode começar a estruturar, então faça uma lista de tudo o que você deseja que seu artigo cubra.
Etapa 2: agrupar os tópicos juntos
Quando você tiver uma visão geral clara de todos os tópicos que deseja discutir em seu artigo, poderá começar a agrupar tópicos. Tópicos similares devem, é claro, ser discutidos juntos.
Etapa 3: solicite seus tópicos
Quando terminar de agrupar, decida a ordem em que deseja apresentar os tópicos do artigo. Na maioria dos casos, você decidirá por ordem, por exemplo, se quiser discutir vários aspectos ou ângulos do tópico principal do seu blog. Você deve então discutir cada aspecto em um novo parágrafo.
Em seguida, você precisa organizar a ordem dos tópicos de acordo com o tema, você também pode ordená-los cronologicamente ou explicando os fundamentos primeiro e indo para aspectos mais difíceis – conhecidos como ordem didática. Essa é uma boa ideia quando você está tentando explicar um assunto complicado.
Tabela 1: tipo de pedido
Tipo de ordem | |
---|---|
Temático | ordenou em tema, aspecto, tópico |
Cronológico | velho para novo |
Didático | fácil ao duro |
Problema – solução (ões) | introduzir o problema primeiro e, em seguida, possíveis soluções |
Depois de ter ordenado os tópicos que você deseja abordar em seu artigo, você deve criar uma nova lista. Esta lista é essencialmente um resumo do artigo que você está prestes a escrever. Escreva uma frase curta ou algumas palavras para cada parágrafo que você pretende escrever. Esta lista serve como o esqueleto do seu artigo, e você deve mantê-lo à mão para se referir durante o resto do processo de escrita.
A Legibilidade do Texto SEO – Criando parágrafos para melhorar
Você agrupou os tópicos juntos na estrutura de texto que você configurou, então agora você pode começar a escrever seus parágrafos. Mas o que faz um bom parágrafo? Um parágrafo pode ser definido por três coisas. Lembre-se dessas coisas enquanto escreve!
- Um parágrafo deve formar uma unidade temática.
- Um parágrafo contém uma sentença central e uma elaboração dessa sentença central.
- As informações devem ficar mais visíveis usando espaços em branco.
Muitas pessoas cometem erros ao criar parágrafos. Alguns escritores apenas colocam espaços em branco em seus textos em lugares aleatórios para fins estéticos, mas não pensam na coerência e estrutura do texto. Eu também vejo muitos parágrafos contendo apenas uma frase. Em muitos casos, a coerência entre parágrafos e entre parágrafos permanece obscura. Esses tipos de erros podem atrapalhar a estrutura dos seus artigos.
Os parágrafos podem ser curtos ou longos. A duração de um parágrafo é decidida pelo tema que você está discutindo, de modo que pode ter entre duas e quinze frases. No entanto, para escrever em sites, aconselhamos a criação de parágrafos curtos (mantenha-o com menos de 6 ou 7 sentenças).
Para textos em sites, aconselhamos que você inicie seu parágrafo com a sentença mais importante e explique ou elabore. Um leitor será capaz de compreender os conceitos mais importantes do seu artigo, apenas lendo as primeiras frases dos seus parágrafos. Você pode concluir parágrafos mais longos com uma frase resumida para esclarecer seu ponto.
Usando palavras de transição
Para guiar seu leitor, você deve usar muitas palavras de transição. Palavras de transição (também conhecidas como palavras de sinalização) dão direção aos seus leitores. Essas palavras mostram ao leitor que você está resumindo (por exemplo, e também), comparando (por exemplo, menos que, em vez disso) ou concluindo alguma coisa (assim, conseqüentemente, daí) e ajudam a Legibilidade do Texto SEO.
Tabela 2: exemplos de palavras de transição
Tipo de relação | Exemplos de palavras de transição |
---|---|
enumerar | e, em primeiro lugar, também, outro, além disso, finalmente, além |
causa | porque, assim, devido a, enquanto, desde então, |
comparar / contraste | mesmo, menos, melhor, enquanto, ainda assim, oposto, tanto quanto |
concluir | como resultado, portanto, conseqüentemente, em conclusão |
ambiguidade | parece que, talvez, provavelmente, quase |
enfatizar | sobretudo, mais notável, especialmente relevante |
Usar palavras de transição é como colocar cimento entre suas frases – elas mostram aos seus leitores a conexão entre sentenças e parágrafos.
Se você não está acostumado a usar palavras de transição, pode ser difícil corrigir o conteúdo que você já escreveu. Certifique-se de usar palavras de transição sempre que estiver resumindo ou enumerando. Além disso, usando palavras de sinalização em sua conclusão ajuda as pessoas a compreender sua mensagem central.
Use títulos para ajudar seu leitor – e o Google
Cabeçalhos são cruciais para um bom SEO. O Google usa seus títulos para determinar o tópico do conteúdo em seu website, portanto, seus títulos devem ser usados para otimizar sua postagem . No entanto, os títulos são de grande importância para os seus leitores também. Os cabeçalhos permitem que os leitores digitalizem rapidamente o texto e decidam se querem ou não (ou quais partes deles) ler seu artigo. Portanto, os títulos devem ser atraentes e devem cobrir o conteúdo dos parágrafos abaixo.
Você deve colocar um título acima de cada parágrafo, ou acima de uma série de parágrafos que contêm tópicos semelhantes. Os títulos devem refletir a estrutura do seu texto. Aconselhamos que você coloque um título acima de parágrafos muito longos, ou acima de vários parágrafos mais curtos, que sejam tematicamente semelhantes.
Conclusão
A criação de uma estrutura coerente para sua postagem no blog resultará em um melhor entendimento da mensagem das postagens do seu blog. Se as pessoas entenderem sua mensagem, elas estarão muito mais propensas a compartilhar sua postagem nas mídias sociais ou a comprar o que você está vendendo.
Tomando o tempo para pensar sobre uma estrutura de texto claro antes de começar a escrever é um primeiro passo muito importante. Enquanto escreve, pense sobre a estrutura de seus parágrafos, o uso de palavras de sinalização e os títulos em seu post. Se você seguir estas “regras”, sua postagem no blog será muito mais compreensível e legível para o seu público, mesmo que seu estilo de escrita esteja ausente.
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