Comércio Eletrônico

a-importancia-do-e-commerce

O Comércio Eletrônico ultrapassou em 2013 a marca de R$ 28 bilhões em receitas no país e em 2014
chegará a aproximadamente R$ 35 bilhões.

A taxa de crescimento é de dois dígitos há alguns anos e deverá continuar em franca evolução nos próximos anos (CAMPI: 2014). Cada vez mais os consumidores estão comprando pela Internet.

A banda larga que se dissemina pelos quatro cantos do Brasil, a maior segurança nos sistemas de pagamento, a comodidade de receber em casa as mercadorias adquiridas, os preços mais baixos dessa modalidade de compra, o hábito das pessoas de passar horas e horas on-line e a maior variedade de produtos oferecidos são algumas das explicações
para o grande crescimento deste mercado.

Ao mesmo tempo em que o Comércio Eletrônico tem se mostrado uma ótima oportunidade de negócio para muitas companhias, os empresários de pequenos negócios parecem não acreditar no potencial deste mercado. Alguns têm medo de se arriscar pelo “mundo desconhecido” da Internet e outros simplesmente acham a web um território exclusivo das grandes empresas ou um local com exigências de grandes investimentos.

Há quem afirme não gostar ou não entender de computador e por isso não desejar abrir um empreendimento comercial com esse foco. E também têm os empreendedores que desconhecem o funcionamento do Comércio Eletrônico e por isso não se sentem seguros para investir nesse setor da economia.

A Internet é o lugar ideal para os pequenos empreendimentos.
Normalmente, o investimento inicial de um negócio virtual é muito menor se comparado ao do mundo físico, o público consumidor não é restrito à cidade ou ao bairro (gente de todo o país pode comprar na loja eletrônica) e os custos mensais da operação são menores. Ou seja, se o empresário conseguir montar um modelo de negócio interessante para o público alvo certo, as chances do empreendimento crescer rapidamente são maiores na web do que nas lojas.

Coleção Inovar – SEBRAE-SP

Atendimento WhatsApp